Ypê - a árvore


Declarada em 1961, como a Árvore Símbolo do Brasil.

Ipê Roxo

Nome Científico: Tabebuia avellanedae

Árvore de grande porte e crescimento moderado. Germina, mas não se desenvolve à sombra, estabelecendo-se em bordas de mata ou em clareiras. É encontrada frequentemente colonizando áreas abertas e ocorre tanto nas encostas como em matas ciliares. Resiste a geadas fracas e perde totalmente as folhas no inverno.

Sua madeira é durável e resistente, de alto valor comercial, sendo utilizada na construção civil, principalmente como assoalho. Muito utilizada como ornamento. É uma planta medicinal.

Inicia o processo reprodutivo ao redor dos 15 anos de idade. Floresce entre junho e agosto e os frutos amadurecem entre agosto e outubro, liberando espontaneamente as sementes, dispersas pelo vento e longas distâncias.

Ipê Amarelo

Nome científico: Tabebuia ochracea

Árvore de médio porte, de crescimento muito lento.

Produz madeira de alta resistência e durabilidade, utilizada em obras externas, marcenaria e construção civil. Muito utilizada como ornamental, apesar do crescimento lento, tem potencial para utilização em reflorestamentos protetivos.

Inicia o processo reprodutivo ao redor dos cinco anos. Floresce entre julho e setembro. As sementes amadurecem entre setembro e outubro, sendo rápida e facilmente dispersas pelo vento.

Ipê Branco

Nome científico: Tabebuia roseo alba

Árvore de médio porte.

Produz madeira de boa qualidade, usada na construção civil, embora raramente se encontrem indivíduos de grande porte. Muito utilizada como ornamental, essa espécie pode ser empregada também em reflorestamentos protetivos, em regiões livres de geadas.

O processo reprodutivo inicia-se por volta dos dez anos. Floresce principalmente entre junho e julho, mas eventualmente pode florescer mais de uma vez por ano em épocas diferentes. As sementes amadurecem geralmente entre agosto e setembro e são rapidamente dispersas pelo vento. A colheita faz-se assim que tiver início a abertura natural dos frutos.

Conheça Votuporanga

Contato

Rua Mato Grosso, 3531 - Centro
CEP 15.500-265 - Votuporanga-SP
Fone: (17) 3421-4427 / 3421-4421
Fax: (17) 3421-6651
E-mail: poloeste@poloeste.com.br
MSN: jardimdosypes@hotmail.com